Trabalho e Previdência em Situação de Calamidade: altos estudos em tempos de COVID-19

Apresentar a presente obra intitulada “Trabalho e Previdência em situação de calamidade: altos estudos em tempos de COVID-19” é motivo de agradecimento e reflexão. Agradecimento pela confiança e distinção concedidas a quem é convidado. Reflexão por tratar-se de obra com grande importância, abordando temáticas variadas e atuais na área dos direitos sociais, tendo como fio condutor os desafiadores tempos pandêmicos atuais.

Impossível, portanto, não ver o quanto esses direitos sociais (saúde, educação, trabalho, segurança, lazer, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados) são afetados por essa pandemia de dimensões planetárias. Não enxergar na retração global, no desemprego e na perda de renda, no aumento das desigualdades e no isolamento social, nas crises da saúde e da educação, esses tristes e indesejados reflexos, inéditos, pelo menos para esta geração pós gripe espanhola de 1918, Grande Depressão de 1929 e duas grandes guerras mundiais.

Aliás, pandemias como esta, em que experimentamos um grande sentimento de impotência e tristeza pelas centenas de milhares de vidas ceifadas e milhões de pessoas contaminadas, contribuem para comprovar o quão equivocados estamos, quando pensamos, especialmente por força da tecnociência, que temos o controle, a segurança e a previsibilidade, em que relação ao que acontece, quanto ao futuro. Um anseio reforçado por quase três séculos de racionalismo e determinismo, de um conhecimento científico com pretensão de totalidade e, principalmente, pensado como apto a produzir certezas. Mas que se depara com uma série de fenômenos que não consegue explicar ou dominar: o humano, a vida, a morte, o universo. Inclusive um vírus microscópico, para muitos letal, de aproximadamente cem nanômetros, o coronavírus.

 

Desejamos a todos uma ótima e profícua leitura, felicidades e, em especial, muita saúde!



ISBN 978-65-88059-10-4