Iniciativa prevê o compartilhamento do código-fonte do sistema Galileu, criado pela corte trabalhista, e permitirá a união de esforços para a evolução e o aprimoramento do produto.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, assina nesta sexta-feira (16), em Porto Alegre (RS), um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) para o desenvolvimento colaborativo de funcionalidades do sistema Galileu, que usa tecnologias de inteligência artificial e foi desenvolvido pela corte trabalhista.
No acordo, o TRT-4 compromete-se a compartilhar com o STF o código-fonte do sistema, as demais evoluções que venha a desenvolver e o conhecimento técnico sobre a aplicação das tecnologias de inteligência artificial, sem envolver a prestação de suporte técnico. O STF, por sua vez, deve compartilhar com o TRT-4 seus desenvolvimentos baseados no Galileu, bem como sistemas e estudos. A equipe de Tecnologia da Informação do STF realizará as adaptações necessárias para o uso da ferramenta na Corte.
Ao fazer uso de inteligência artificial generativa, o Galileu produz minutas de relatório de sentença trabalhista e faz pesquisa de precedentes do STF, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dos demais tribunais do país. No âmbito do STF, o sistema será adaptado para gerar minutas de relatórios na classe Reclamação. O trabalho será feito integralmente pelas equipes da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), entre elas o Núcleo de Inteligência Artificial e Ciência de Dados e as Coordenadorias de Desenvolvimento de Sistemas, em conjunto com analistas que atuam em gabinetes.
A cooperação permitirá a união de esforços de ambos os tribunais para a evolução e o aprimoramento do produto.
O acordo não envolve repasse ou transferência de recursos financeiros entre os dois tribunais.
https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/presidente-do-stf-assina-acordo-com-trt-4-para-compartilhamento-de-sistema-de-inteligencia-artificial/
STF