PORTARIA SENATRAN Nº 875, DE 13 DE SETEMBRO DE 2024

Institui o Programa de Coordenação e Execução da Política Nacional de Trânsito nos Municípios.
O SECRETÁRIO NACIONAL DE TRÂNSITO, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos II e III do art. 19 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e com base no que consta no processo administrativo nº 50000.026082/2024-76, resolve:
Art. 1º Esta Portaria institui o Programa de Coordenação e Execução da Política Nacional de Trânsito nos Municípios, visando à implementação efetiva das diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
Art. 2º O objetivo do Programa é promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, garantir a implementação da Política Nacional de Trânsito junto aos Municípios e assegurar a redução de sinistros e mortes no trânsito.
Art. 3º O Programa será coordenado pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, e a execução caberá aos Conselhos Estaduais de Trânsito – CETRAN e ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal – CONTRANDIFE.
Art. 4º Para a execução do Programa, o CETRAN e o CONTRANDIFE deverão:
I – estimular a integração de Municípios ao SNT, estabelecendo metas anuais por Estado, visando ao atendimento da meta fixada pelo PNATRANS;
II – coordenar e promover ações integradas entre os Municípios para fomentar a educação e a fiscalização de trânsito;
III – auxiliar na implementação do Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito nos Municípios;
IV – monitorar e acompanhar as ações do PNATRANS de competência dos Municípios;V – organizar e auxiliar a realização de eventos nas áreas de educação e fiscalização de trânsito nos Municípios; e
VI – realizar reuniões trimestrais com os Municípios integrados ao SNT para orientar e apresentar soluções que promovam a segurança viária municipal.
§ 1º As ações realizadas pelo CETRAN ou CONTRANDIFE deverão ser apresentadas, semestralmente, por meio de relatório, à Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS (CTPNAT).
§ 2º Caberá ao Presidente do respectivo Conselho o envio do relatório de que trata o § 1º.
§ 3º Representante do CETRAN ou CONTRANDIFE poderá ser convidado para participar das reuniões da CTPNAT.
Art. 5º Para a realização das ações de que trata o art. 4º, os CETRANs e o CONTRANDIFE contarão com o apoio dos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.
Art. 6º Ficam revogadas:
I – a Portaria DENATRAN nº 498, de 18 de fevereiro de 2020; e
II – a Portaria SENATRAN nº 1.571, de 27 de dezembro de 2021.
Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
ADRUALDO DE LIMA CATÃO

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima
×