PORTARIA MJSP Nº 365, DE 2 DE MAIO DE 2023

Reconhece a situação de emergência em segurança pública que afeta a incolumidade das pessoas que integram as comunidades escolares, nos termos do disposto no § 5º do art. 24 da Portaria MJSP nº 480, de 9 de novembro de 2021.

O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, tendo em vista o que consta no Processo Administrativo nº 08020.003138/2023-39,

Considerando que, nos termos do art. 4º, inciso VI, da Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, é princípio da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social a eficiência na prevenção e na redução de riscos em situações de emergência e desastres que afetam a vida, o patrimônio e o meio ambiente; e

Considerando a situação excepcional de violência nas escolas, que motivou a edição do Decreto nº 11.469, de 5 de abril de 2023, que prevê no art. 11 que “O Ministério da Justiça e Segurança Pública instituirá programa de apoio à constituição e à capacitação de rondas escolares e órgãos similares, no âmbito das polícias estaduais e das guardas municipais”, resolve:

Art. 1º Fica reconhecida a existência de situação de emergência em segurança pública em face dos recentes episódios de violência nas escolas, nos termos do disposto no § 5º do art. 24 da Portaria MJSP nº 480, de 9 de novembro de 2021.

Art. 2º Os recursos adicionais, a serem transferidos do Fundo Nacional de Segurança Pública aos Estados e ao Distrito Federal, na modalidade fundo-a-fundo, em razão da situação de emergência reconhecida por esta Portaria, compreendem o valor de até R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) por ente federativo.

Parágrafo único. Os valores de que trata o caput serão empregados conforme planos de aplicação dos recursos, a serem apresentados à Secretaria Nacional de Segurança Pública no prazo previsto em Edital de Chamamento Público, e deverão ser vinculados ao eixo de Fortalecimento das Instituições de Segurança Pública.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FLÁVIO DINO

Carrinho de compras
Rolar para cima
×