PORTARIA MD Nº 4.174, DE 16 DE AGOSTO DE 2023

Aprova o Plano Setorial de Gestão de Incidentes Cibernéticos do Setor Defesa (PSGIC-Def).

O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição, tendo em vista o disposto no art. 6º e no art. 14, inciso I, do Decreto nº 10.748, de 16 de julho de 2021, e de acordo com o que consta do Processo Administrativo nº 65364.005385/2023-12, resolve:

Art. 1º Esta Portaria aprova o Plano Setorial de Gestão de Incidentes Cibernéticos do Setor Defesa (PSGIC-Def), elaborado pela Equipe de Coordenação Setorial da Defesa (ECS/Def), operada pelo Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), na condição de órgão central do Sistema Militar de Defesa Cibernética (SMDC), na forma do Anexo.

Art. 2º O Plano Setorial de Gestão de Incidentes Cibernéticos do Setor Defesa (PSGIC-Def) tem como objetivo orientar e coordenar as Equipes de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do setor Defesa (ETIR), integrantes da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (ReGIC), nas ações referentes à prevenção, ao tratamento e à resposta a incidentes cibernéticos inerentes ao setor Defesa.

Art. 3º Esta Portaria e o teor do Plano Setorial de Gestão de Incidentes Cibernéticos do Setor Defesa (PSGIC-Def) serão publicados no sítio eletrônico do Ministério da Defesa e na plataforma de pesquisa da legislação de Defesa – MDLegis (https://mdlegis.defesa.gov.br/pesquisar_normas/).

Art. 4º As informações específicas sobre os incidentes cibernéticos e sobre as configurações e características técnicas de ativos de informação de cada órgão ou entidade da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional são consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado e como tal, somente poderão ser acessadas por profissionais autorizados pelas autoridades responsáveis pelos ativos de informação dos órgãos.

Art. 5º Após a aprovação do Plano Setorial de Gestão de Incidentes Cibernéticos do Setor Defesa (PSGIC-Def), as equipes centrais das Forças Singulares e as Equipes de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do setor Defesa (ETIR) diretamente vinculadas à Equipe de Coordenação Setorial da Defesa (ECS/Def) terão o prazo de trinta dias para informar quais serviços oferecem à sua constituência na Gestão de Incidentes Cibernéticos.

Art. 6º Os casos omissos no Plano Setorial de Gestão de Incidentes Cibernéticos do Setor Defesa (PSGIC-Def) serão decididos pelo Comandante de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro.

Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO

ANEXO

(exclusivo para assinantes)

Carrinho de compras
Rolar para cima
×