O Tribunal do Júri da Comarca de Sapucaia do Sul condenou o acusado de matar outro preso dentro de uma cela da Penitenciária Estadual na cidade. O Juiz de Direito Roberto de Souza Marques da Silva, de acordo com o veredito dos jurados, definiu a pena do réu em 30 anos de prisão, em regime inicial fechado.
A condenação é pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil e com emprego de asfixia, além de ter sido reconhecida a causa de aumento de pena por ser a vítima maior de 60 anos. O magistrado manteve a prisão preventiva do réu, e determinou a execução provisória da pena. A sessão de julgamento iniciou-se às 9h e foi encerrada por volta 20h.
No total, foram ouvidas duas testemunhas e o réu, em interrogatório.
Atuou em plenário pela acusação a Promotora de Justiça do MPRS, Graziela Vieira Lorenzoni, e, pela defesa, os Advogados Carlos Alberto May Filho, Rafael Ifarraguirre Jacques e Mauricio Russell Seixas.
Caso
A denúncia formulada pelo Ministério Público Estadual apontou que o crime aconteceu na data de 30/10/22, quando o acusado atacou o detento com quem dividia a cela e, mediante esganadura, causou a morte por asfixia mecânica. Segundo a acusação, ele matou a vítima com o objetivo de obter a transferência de estabelecimento prisional.
TJRS