O Conselho de Sentença da 4ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza condenou Raimundo Jardeson Ferreira Barros a 14 anos de prisão pelo homicídio de Marcos André Vasconcelos Ferreira. O julgamento ocorreu nessa quarta-feira (22/01), pouco mais de dois anos após o crime.
De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPCE), na tarde de 24 de novembro de 2022, uma discussão iniciada dentro de um ônibus terminou com a morte de Marcos André. O conflito começou quando a vítima se envolveu em uma discussão após o esbarrarão de um outro passageiro, cunhado do acusado. O passageiro envolvido na briga enviou uma mensagem à sua companheira explicando a confusão, o que levou ela a acionar seu irmão, Raimundo. Ambos se dirigiram ao ponto onde os homens desembarcariam do ônibus. Quando Marcos e o outro passageiro já estavam fora do veículo, em uma luta corporal, Raimundo Jardeson passou a agredir Marcos com uma faca.
Além de Raimundo Jardeson Ferreira Barros, o passageiro envolvido na confusão inicial e sua companheira também foram denunciados pelo crime. No entanto, na sentença de pronúncia, ambos foram absolvidos sumariamente. De acordo com a decisão, ficou comprovado, pelas provas apresentadas no processo, que a mulher não participou do homicídio, e que o homem agiu em legítima defesa, reagindo à agressão de forma proporcional e moderada para se defender. Assim, Raimundo Jardeson foi o único pronunciado pelo assassinato.
Durante o júri, o Conselho de Sentença reconheceu que Raimundo Jardeson Ferreira Barros foi o autor do crime, o qual foi cometido por motivo fútil e de forma que dificultou a defesa da vítima.
TJCE