Quatro homens foram condenados pelo Tribunal do Júri da Comarca de Rio Grande pelo homicídio de Rodrigo de Souza Maltech, ocorrido em 2017, na saída do estacionamento da Penitenciária Estadual localizada no município (PERG). A vítima cumpria pena no regime semiaberto.
O júri foi presidido pela Juíza de Direito Paula Cardoso Esteves, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Rio Grande.
Os réus Carlos Alexandre Rodrigues Gonçalves e Matheus Gonçalves da Rosa foram condenados a 44 anos e 6 meses de reclusão e 38 anos e 3 meses de reclusão em regime fechado, respectivamente, pelos crimes de homicídio qualificado, tráfico de drogas e organização criminosa.
Laydson Júlio de Lima foi condenado a 28 anos e 3 meses de reclusão em regime fechado por homicídio qualificado e organização criminosa. O réu foi absolvido do crime de tráfico de drogas.
Gabriel Macedo Jorge teve o crime desclassificado para associação criminosa, pelo qual foi condenado a 1 ano e 6 meses de reclusão, e por posse de drogas para uso próprio (sobre esse crime, o réu teve extinta a punibilidade pela prescrição). A pena privativa de liberdade foi substituída por duas penas restritivas de direito, consistente em prestação pecuniária de um salário-mínimo e limitação de fim de semana, a ser detalhada e estabelecida pelo Juízo da execução.
O julgamento foi realizado no dia 20/04/23. Cabe recurso da decisão.
TJRS