Foram condenados dois acusados de matarem o vigilante João Felipe Alves da Silva, de 43 anos, durante um assalto a um entregador de mercadorias na Vila Conceição, Zona Sul de Porto Alegre. O crime ocorreu no dia 11 de março deste ano.
Andryun Soares da Silva e Fernando Miguel Serafim da Silva foram condenados por latrocínio (roubo seguido de morte). Fernando foi condenado também por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. A pena de Andryun foi fixada em 20 anos de prisão e multa e a de Fernando em 24 anos e 9 meses de reclusão e multa. Ambos em regime fechado. Eles foram presos em flagrante e desde lá seguem presos em prisão preventiva. A decisão, proferida nessa quinta-feira (12/12), é da Juíza de Direito Mariana Pedrolo Padilha Cardoso, da 11ª Vara Criminal do Foro Central da Comarca de Porto Alegre.
“Rejeito a pretensão defensiva de desclassificação do crime de latrocínio para o crime de roubo majorado em concurso com homicídio culposo, pois reputo devidamente demostrado pelo conjunto probatório que os réus escolheram matar a vítima, ou, quando menos, assumiram o risco de tal evento”, destacou a magistrada na sentença.
Fato
Segundo a denúncia, no dia 11/03/2024, por volta das 12h, na Rua Nossa Senhora Aparecida, em via pública, os assaltantes abordaram um entregador para roubar as mercadorias dele. A acusação relata que a dupla passou a transferir os produtos do carro do entregador para o veículo deles. Moradores teriam alertado sobre o fato para a empresa de vigilância privada do local que determinou que um dos seus vigilantes fosse até o local. O vigilante João Felipe tentou conter a situação, no entanto, acabou sendo baleado pelos assaltantes. A dupla fugiu do local e foi encontrada em uma residência em Viamão onde foi presa e apreendida a mercadoria roubada.
Cabe recurso da decisão.
https://www.tjrs.jus.br/novo/noticia/condenados-acusados-de-latrocinio-que-resultou-na-morte-de-vigilante-na-zona-sul-de-porto-alegre/
TJRS