Em sessão do Tribunal do Júri realizada na última sexta-feira (21), na 2ª Vara de São José de Ribamar e sob a presidência do juiz João Paulo de Sousa Oliveira (3ª Vara de Pinheiro), o réu Adauto Silva foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença, e recebeu a pena de 19 anos e três meses de prisão. Ele estava sendo julgado sob acusação de prática de crime de homicídio, que vitimou Thiago da Silva Fernandes. Conforme os fatos narrados na denúncia, o crime aconteceu em 30 de janeiro de 2020, na Estrada da Mata. Thiago foi morto com diversas facadas.
Conforme apurado pela polícia, na manhã da data citada, uma mulher teria convidado a Thiago para irem juntos até uma oficina de conserto de ventiladores, de propriedade de Adauto. Ao chegaram no local, a vítima teria buzinado algumas vezes, fato que teria irritado o denunciado. Adauto, então, teria saído à porta e perguntado se tinha alguém aleijado que não pudesse sair do carro, iniciando uma discussão. Neste momento, Thiago entrou no estabelecimento para, supostamente, tirar satisfações com Adauto que, diante da situação, teria sacado uma faca e atingido a vítima algumas vezes. Na sequência, a vítima teria tentado correr, sendo perseguida pelo denunciado.
MOTIVO FÚTIL
Em dado momento, Thiago teria caído, sendo atingido novamente. Adauto teria parado com o ataque somente após intervenção de terceiros, já no meio da rua. “Diante dos fatos narrados, restou comprovado que o denunciado, por motivo fútil e utilizando-se de meio cruel, aplicando inúmeras facadas pelo corpo da vítima, e, ainda, de meio que impossibilitou a defesa desta, já que as evidências dão conta que ele escondeu a arma branca e a atacou de surpresa, configurando as qualificadoras do motivo fútil, do meio cruel e mediante recurso que impossibilitou a defesa do ofendido”, narrou o Ministério Público na denúncia.
Após a sentença, a Justiça concedeu ao réu o direito de apelar em liberdade, em virtude de ser tecnicamente primário e ter colaborado com a instrução processual. Esta sessão do Tribunal do Júri encerrou o mutirão de julgamentos realizado na unidade judicial, que ocorreu de 17 a 21 de fevereiro, no salão do júri do Fórum de Ribamar. O próximo mutirão a ser realizado pela 2ª Vara Criminal de São José de Ribamar está marcado para o período de 10 a 14 de março de 2025.
TJMA