PORTARIA MEC Nº 1.082, DE 29 DE OUTUBRO DE 2024

Altera a Portaria MEC nº 470, de 14 de maio de 2024, que institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola – PNEERQ.
O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 26-A da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e no Anexo LXXII do Decreto nº 10.088, de 5 de novembro de 2019, resolve:
Art. 1º A Portaria MEC nº 470, de 14 de maio de 2024, passa a vigorar com as seguintes alterações:
“Art. 2º …………………………………
…………………………………………….
VIII – o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais na educação, a equidade nas condições de oferta de todas as modalidades da Educação Básica e a prioridade no atendimento aos grupos sociais em maior situação de vulnerabilidade, considerando o Nível Socioeconômico – NSE e a situação das crianças e estudantes negros e quilombolas;” (NR)
“Art. 8º …………………………………
I – coordenação federativa;
…………………………………………….
…………………………………………….
IV – material didático, paradidático, literário e instrucional;
…………………………………………….
VI – afirmação das trajetórias negras e quilombolas; e” (NR)
“Art. 18. Fica instituído o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais – Selo, com a finalidade de reconhecer e valorizar publicamente redes de ensino que implementem ações pedagógicas e de gestão em torno da ERER.” (NR)
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
CAMILO SOBREIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima
×