PORTARIA CGCSP Nº 15, DE 20 DE MARÇO DE 2024

Estabelece normas e procedimentos para a importação e exportação de produtos químicos sujeitos ao controle administrativo da Polícia Federal, realizadas por meio da Declaração Única de Importação – DUIMP e Autorização Prévia de Licenças, Permissões, Certificados e Outros – LPCO, no Portal Único de Comércio Exterior, assim como regulamenta o acesso à ferramenta de controle gerencial dos dados operacionais oriundos da Declaração Única de Exportação – DUE e da Declaração Única de Importação – DUIMP.
O COORDENADOR-GERAL DE CONTROLE DE SERVIÇOS E PRODUTOS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 49, inciso IV, do Regimento Interno da Polícia Federal, aprovado pela Portaria nº 155-MJSP, de 27 de setembro de 2018, do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União, Edição 200, Seção 1, de 17 de outubro de 2018; resolve:
Art. 1º Estabelecer normas e procedimentos para importação de produtos químicos sujeitos ao controle administrativo de Comércio Exterior no âmbito da Polícia Federal, conforme previsto na Lei nº 10.357, de 27 de dezembro de 2001, e Portaria MJSP nº 204, de 21 de outubro de 2022.
Art. 2º As importações de produtos químicos controlados serão realizadas a partir do registro da DUIMP e mediante a autorização prévia do requerimento LPCO correspondente à classificação do produto.
Art. 3º Os produtos químicos serão classificados como sensíveis e não-sensíveis.
§ 1º Os produtos considerados sensíveis constam nas Listas I e III, do Anexo I da Portaria MJSP nº 204/2022, sendo necessária uma autorização prévia para cada operação de importação, limitada aos produtos e quantidades autorizados, bem como ao prazo de validade do requerimento LPCO.
§ 2º Os produtos considerados não sensíveis constam nas Listas II, IV, V, VI, do Anexo I da Portaria MJSP nº 204/2022, sendo necessária uma autorização prévia que poderá ser utilizada em múltiplas operações de importação, limitada aos produtos e quantidades autorizados, bem como ao prazo de validade da LPCO.
Art. 4º Os importadores deverão possuir Certificado de Registro Cadastral – CRC regular e Certificado de Licença de Funcionamento – CLF válido para atuar com o(s) produto(s) que pretendem importar.
Parágrafo único. Outros documentos poderão ser exigidos e anexados ao requerimento LPCO de importação, conforme previsto no Art. 27 da Portaria MJSP nº 204/2022.
Art. 5º A Polícia Federal terá acesso, a qualquer tempo, às informações da DUIMP descritas na Instrução Normativa RFB nº 680, de 02 de outubro de 2006, e na Declaração Única de Exportação – DUE, descritas na Instrução Normativa RFB nº 1.702, de 21 de março de 2017.
Art. 6º Para efeito desta portaria, consideram-se as informações:
I – Declaração Única de Importação (DUIMP), descrita no Anexo III da Instrução Normativa SRF nº 680, de 2 de outubro de 2006, presente nos seguintes grupos de dados, agrupados pela natureza da informação:
a) identificação;
b) carga;
c) documentos apresentados para instrução do processo de importação;
d) itens da DUIMP sujeitos a tratamento administrativo pela Polícia Federal, à exceção de informações relativas a tratamento tributário;
e) lista de todos os tratamentos administrativos aplicados à DUIMP;
II – Declaração Única de Exportação (DUE), descrita no Anexo Único da Instrução Normativa RFB nº 1.702, de 21 de março de 2017.
Art. 7º O descumprimento das disposições contidas nesta Portaria constitui infração administrativa, nos termos da Lei nº 10.357, de 27 de dezembro de 2001, sem prejuízo das responsabilidades civis e penais cabíveis.
Art. 8º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
CRISTIANO JOMAR COSTA CAMPIDELLI

Deixe um comentário

Carrinho de compras
Rolar para cima
×