Oriundos do Quinto Constitucional, novos Desembargadores do TJRS são nomeados pelo Governador

A Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) foi comunicada, pelo Governador do Estado, da nomeação dos novos Desembargadores da Corte gaúcha, oriundos do Quinto Constitucional. O Promotor de Justiça Marcelo Lemos Dornelles e o Advogado Marcelo Machado Bertoluci ocuparão as vagas reservadas, respectivamente, para a classe do Ministério Público e da Advocacia.

O Ato do Governador foi publicado nesta quinta-feira (20/07), no Diário Oficial do Estado.

A data da solenidade de posse dos novos membros do Poder Judiciário Estadual ainda será definida.

Quem são os novos Desembargadores

Marcelo Lemes Dornelles foi Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul no biênio 2015/2017, retornando ao cargo no biênio 2021/2023. Foi Presidente da Associação o Ministério Público do RS (2008/2010). Exerceu o cargo de Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais (2012/2015). Exerceu o cargo de Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais (2017/2021). Especialista e Mestre em Direito, foi professor de Direito Penal e Direito Processual Penal da Unisinos, Escola Superior do Ministério Público (FMP) e Ajuris.

Marcelo Bertoluci é formado pela PUCRS, Mestre e Doutor em Ciências Criminais. Foi Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Sul OAB/RS (2013/2015) e Conselheiro Federal da OAB (2016/2018). Professor de Direito Penal e Processo Penal e Coordenador do Departamento de Ciências Criminais e Segurança Pública da PUCRS. Em 2016, recebeu a distinção da Ordem do Mérito no grau “Grã-Cruz” pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Quinto Constitucional

A Constituição Federal (art. 94), estabelece que um quinto dos lugares dos Tribunais brasileiros compõem-se de membros do Ministério Público, com mais de 10 anos de carreira, e de Advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, também com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional, que são apresentados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.

Desses indicados, o Órgão Especial do TJRS, formado por 25 Desembargadores, escolhe três candidatos, que formam uma lista tríplice remetida ao Chefe do Poder Executivo para nomeação de um deles.

TJRS

Carrinho de compras
Rolar para cima
×