O réu Jair Menezes da Rosa foi condenado nesta sexta-feira, 18/11, pelo Tribunal de Júri da Comarca de Santa Cruz do Sul pela morte da jovem Francine Rocha Ribeiro, 24 anos, ocorrida em agosto de 2018.
Em conformidade com a decisão dos jurados, a Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal Márcia Inês Doebber Wrasse leu a sentença após às 19h, aplicando a pena total de 45 anos de reclusão em regime inicial fechado. São 33 anos pelo crime de homicídio qualificado (incluindo a qualificadora de feminicídio), e 12 anos pelo crime de estupro.
A magistrada manteve a prisão preventiva do réu, que não poderá recorrer em liberdade.
Caso
O os fatos ocorreram em agosto de 2018, no Parque do Lago Dourado quando Francine Ribeiro realizava caminhada na pista do local. Conforme a denúncia, ela foi surpreendida por Jair – que se encontrava escondido em um matagal. Mediante violência o réu imobilizou a vítima e a arrastou para o mato com o objetivo de praticar o crime. O ato de violência resultou em estupro e morte da vítima. Na mesma oportunidade, Jair roubou objetos pertencentes da vítima e fugiu. Seu corpo foi achado no dia seguinte com marcas de asfixia mecânica e diversas lesões de agressão física em seu corpo.
Processo nº 50011116420188210026
TJRS