O juiz Edemar Leopoldo Schlösser, da Vara Criminal da comarca de Brusque, condenou, em sentença prolatada neste mês (1º/11), quatro integrantes de uma organização criminosa que atua em todo o Estado de Santa Catarina, dentro e fora dos presídios e penitenciárias. Um dos réus também foi condenado pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes com a participação de menores de idade. Outro acusado ainda foi condenado por tráfico ilícito de entorpecentes, que realizava de forma rotineira em conluio com um dos integrantes da organização criminosa.
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), as investigações tiveram início em outubro de 2020, data em que a Policia Militar atendeu a uma suposta ocorrência de tentativa de feminicídio contra a companheira de um dos denunciados, que depois restou comprovado disparou acidentalmente uma arma de fogo, cujo projétil atingiu a própria perna. No decorrer das investigações foram colhidos inúmeros elementos da prática de outros crimes por todos os denunciados.
O casal envolvido na falsa tentativa de feminicídio, também foi condenado por denunciação caluniosa. Somadas, as penas dos réus totalizam 49 anos e nove meses de reclusão. Dois deles poderão recorrer em liberdade, uma vez que responderam soltos a toda ação penal. Aos demais réus foi negado o direito de recorrer em liberdade em razão da alta periculosidade que possuem e risco notório de reiteração criminosa. Da decisão ainda cabe recurso ao TJSC. O processo tramita em segredo de justiça.
TJSC