rs_slogan
rs_boletim2
rs_compartilhe

Doutrina

Liderança necessária


Autor:
LEITE, Gisele

Enfim, um questionamento se renova: o que se espera de um líder? Não basta o líder corresponder às expectativas organizacionais, mas, também aos seus parceiros e liderados, deve enfocar os resultados, buscar a vitória e consecução das empreitadas além de exercer autoridade sem desrespeitar as pessoas e suas emoções.

Novo questionamento nos assola: o que se espera do líder da Nação, principalmente diante de uma pandemia? Sem dúvida, essa é a maior crise da história brasileira.

Depois da pandemia redimensionaremos tudo, a vida definitivamente será outra. Endossa tal entendimento a chanceler Ângela Merkel da Alemanha e também o escritor israelense Yuval Harari e, ainda,o sociólogo Domenico de Masi. Mas, infelizmente, nosso atual presidente da república nãoacompanha esse entendimento.

É provável que no pós-crise haja uma majoração da consciência social e da importância de lideranças públicas. Mesmo aqueles que encararam o enfrentamento da pandemia de forma positiva, apesar do sério risco de impopularidade em nome da preservação de vidas,terá melhor avaliação do que aqueles que simplesmente negaram sua relevância e sua dimensão.E adotaram posturas imediatista e infantis.

A vantagem das grandes crises é revelar líderes vencedores que escreverão seu nome na história,enquanto que outros, serão apenas exemplos negativos para a posteridade ou para alguma comédia.

Faz-se necessário perceber que líderes são pessoas capazes de orientar e influenciar outras pessoas ou grupos, que as reconhecem como tal. Trata-se de um conceito complexo, bem mais que ser eleito por uma maioria, pois o líder é um condutor que traz o resultado esperado, agregando valores e, segue procedimentos escorreitos, sem haver truques e nem atalhos.

Segundo Jim Collinsapud Seligman, professor e pesquisador da Universidade de Stanford criaram categorias de liderança que são cunhadas a partir de habilidades como capacidade individual, talentos para montar a equipe, e especial expertise em administração e aptidão para conduzir seus liderados até a obtenção dos resultados tão almejados.

Por fim, uma qualidade especial desse líder e obter o nível máximo de excelência, é aquele que reúne todas essas capacidades, sem se esquecer, da humildade. A cada encontro com a imprensa brasileira, há um festival bizarro de deselegância e grosserias. A Nação necessita de haver um líder que ajude a caminhar com seriedade, mas sem pânico e nem chacota.

Ainda mais quando em crises ocorrem, a estabilidade e as referências desaparecem. Nem sempre as crises podem ser previstas e obter o preparo mínimo para se enfrentar e superá-las; é umas tarefas do líder. As crises são cíclicas e, acontecem, repetitivamente, de tempos em tempos. E, se sucedem sem esquecer o legado da aprendizagem.

O momento crucial da crise é quando são mais necessários os líderes que crescem, aparecem para organizar, para acalmar, estimular, combater o pânico e ainda elevar a atenção para cada etapa imprescindível para se superar obusilis.

O bom líder procura pesquisar a dimensão do problema e com o devido equilíbrio e realismo possa ter, enfim, uma panótica do que está ocorrendo e, deve ser um interlocutor sereno, sério e frequente. E, não parecer um adolescente imaturo que se sente provocado a cada simples pergunta feita diante das coletivas da imprensa.

Para ser líder, se faz necessário criar e ter empatia com toda a sociedade, ouvir as orientações dos técnicos,sejam nacionais ou estrangeiros, acalmar os ânimos, envidar esforços para resolver questões importantes e, estimular a solidariedade entre as pessoas, que se possa reconstruir a credibilidade no setor público, fortalecer a sociedade civil através de seus profissionais e cientistas particularmente da saúde e da economia.Os meios de comunicação são aliados poderosos, pois a informação é uma commodity preciosa pois, também a desinformação mata tanto quanto a virose(1).

Espera-se por um líder que possa combater as notícias falsas e errôneas e contra os que desrespeitam as decisões de autoridades públicas e, também contra os aproveitadores de ocasião, lucrando indevidamente com a vulnerabilidade das pessoas. Em suma, que seja capaz ser gestor construindo continuamente uma atmosfera de gravidade equilibrada.

Cabe ao líder diversas responsabilidade e, principalmente, a de olhar além da crise e ver o que haverá no futuro, quando a crise passar. Quais ativos serão necessários e importantes? Quais serão as alianças estratégicas e como arregimentar os recursos para o enfrentamento sóbrio e organizado?

O momento deve priorizar o atendimento dos mais vulneráveis, por isso, foi uma medida boa e útil a criação do benefício emergencial, em pleno feriado de Tiradentes, agências da Caixa Federal Econômica (CEF) abrem para atender de 8 às 12 hs as pessoas que precisam ser salvas, seja da pandemia ou mesmo da falta de gestão adequada da crise.

Afinal, se conseguirmos vencer o coronavírus, também a ausência de liderança adequada conseguiremos vencer.

Referências:

SELIGMAN, Milton. Liderança em tempo de crise. Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/coluna-do-milton-seligman/lideranca-em-tempos-de-crise-23032020 Acesso em 21. 04.2020.

Equipe IBC. AS 10 Principais Características de um Bom Líder.Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/principais-caracteristicas-bom-lider/Acesso em 21.04.2020

Nota:

(1) A presidente do sindicato nacional de jornalistas e um professor que pesquisa os 'medias' brasileiros defenderam que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, promove uma política de ataques a liberdade de expressão. Maria José Braga, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) do Brasil, avaliou que em pouco mais de 11 meses de Governo, Bolsonaro promoveu ataques sistemáticos à liberdade de expressão e de imprensa ao promover medidas como críticas diretas a repórteres e órgãos de comunicação social, extinção da obrigatoriedade de registo para exercer a profissão de jornalista. Fonte: Política Ao Minuto. Disponível em: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/1180987/bolsonaro-mostra-se-hostil-a-liberdade-de-expressao-e-de-imprensa

Produtos Online


Esqueci minha senha

b_teste_gratis
pixel