rs_slogan
rs_boletim2
rs_compartilhe

Doutrina

O tempo não para.


Autor:
ALCOFRA, Carla

O mundo esta sofrendo um impacto em vários setores devido COVID-19, recessão econômica, bolsas caindo vertiginosamente, alimentos sumindo das prateleiras, pessoas sendo confinadas em suas casas, instituições de ensino fechadas, repartições públicas e privadas fechadas... Ser a evolução tecnológica já estava modificando comportamentos humanos, o momento é de acelerarmos ainda mais estas mudanças. Dentre elas, destacam-se os mais diversos serviços que se são oferecidos de forma remota, ou seja, não presencias. Podemos destacar, os serviços bancários, food delivery, compras online dos mais diversos itens. Além disso, reuniões e ensino online se fazem cada vez mais presente no cotidiano da sociedade.

Atualmente estamos vivendo uma pandemia que, como mencionado acima tem causado diversas limitações no que tange a interação entre as pessoas. Pois bem, o tempo não para e o mundo não pode parar. Assim sendo, agora é o momento de maximizarmos o uso da tecnologia que foi inserida na sociedade para contribuir para desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Portanto, a tecnologia aparece como o elemento mais importante para mitigar os efeitos econômicos desastrosos desta pandemia que vivemos.

Eu e meus colegas advogados e todos os operadores do direito temos a oportunidade de seguir promovendo o acesso à justiça ainda que seja remotamente. Neste contexto, podemos falar da utilização dos métodos autocompositivos, através de plataformas online. Para quem não conhece esses métodos consensuais de solução de conflitos, vem como forma de principal de ampliação do acesso a justiça. Em especial, empoderando as partes envolvidas no conflito para que as mesmas possam encontrar uma solução sustentável, promovendo a paz social.

A resolução de disputas on-line (Online Dispute Resolution) é uma modalidade de resolução de disputas que utiliza a tecnologia para facilitar o uso de métodos consensuais de resolução de conflitos. É aplicado principalmente na negociação, mediação ou arbitragem ou uma combinação dos três. O ODR vem, portanto, se estabelecer como um amplificador do acesso à justiça pois habilita o uso muito mais abrangente dos métodos acima citados, que por si só já proporcionam maior acesso a justiça.

Sendo assim, este momento é crucial para ampliação da utilização das plataformas online de mediação, conciliação e arbitragem, que normalmente já trazem conforto e conveniência para as partes envolvidas. No contexto atual, elas passam a ser elementos determinantes na continuidade dos serviços relacionados aos métodos consensuais de resolução de conflitos.

Em suma, ou se usam as plataformas online, ou será necessária uma interrupção das mediações, conciliações e arbitragens.

Então aproveitando o momento da pandemia e que todos estão com limitações no seu dia-a-dia, utilize essas plataformas online de resolução de disputas, da mesma forma que já utilizamos diversos serviços online com naturalidade.

O tempo não para e nós não podemos parar.

Produtos Online


Esqueci minha senha

b_teste_gratis
pixel