rs_slogan
rs_boletim2
rs_compartilhe

Doutrina

O impacto da tecnologia no contencioso jurídico


Autor:
CAVALCANTE, Marcelo Alves

A transformação digital chegou está reformulando as bases de trabalho e de competitividade do mundo do Direito, como vem fazendo em todas as áreas de atividade humana. O setor do Contencioso Jurídico, por exemplo, começa a encolher para os escritórios em função da adoção da tecnologia por parte dos clientes de grande porte, como bancos, seguradoras, operadoras de cartão de crédito, empresas de telefonia, entre outros. Com investimentos em jurimetria, automação e Inteligência artificial, essas instituições passam a administrar parte das tarefas de seus processos de Contencioso dentro de casa, reduzindo custos e também acelerando e simplificando a gestão. O resultado é a diminuição da demanda dirigida aos escritórios.

Paradoxalmente, uma saída para os escritórios é exatamente investir nessa mesma tendência, oferecendo serviços mais eficientes, surpreendendo o cliente. Um ponto em que a transformação digital ajuda é a inteligência aplicada ao negócio. Esse é o caso da jurimetria, que oferece dados estatísticos e análises que permitem entender em que áreas os escritórios são mais ou menos eficientes, onde ganham e onde perdem processos e por quê. Esse tipo de análise permite uma visão mais pragmática sobre a atuação do escritório e permite a idealização de estratégias que melhorem a performance geral.

Hoje já é possível automatizar tarefas que são repetitivas e que demandam tempo e recursos humanos, como cadastro de processos, acompanhamento de publicações e atualização de sistemas, entre outras. O tempo dos advogados deve ser aplicado em questões jurídicas, que é a razão de nosso trabalho.

A transformação digital veio para ficar e seus efeitos ainda nem começaram a ser sentidos. Uma forma errada de olhar para essa novidade é concentrar-se apenas nos resultados imediatos da aplicação da tecnologia. Os escritórios precisam de resultados imediatos, para atender aos clientes e justificar os investimentos. Entretanto, se por um lado a transformação digital resolve problemas, por outro acaba criando contextos e circunstâncias mais complexos que exigirão respostas novas e mais complexas, as quais somente poderão ser resolvidas com a utilização de mais tecnologia.

Não há alternativa a não ser abraçar a transformação digital. Para atender aos clientes hoje e para atender aos clientes amanhã. Investir em tecnologia é, para a advocacia, uma opção de futuro.

 

Produtos Online


Esqueci minha senha

b_teste_gratis
pixel